Quantas vezes sua mãe mandou você sair do
computador, deixar “essas bobagens de
zumbi de lado” e ir estudar?
E se você pudesse dizer: “Agora não posso, estou fazendo um curso online da Universidade da
Califórnia!” Que orgulho, hein? Pois é, agora você pode!
A Universidade da Califórnia – Irvine está
oferecendo o curso de oito semanas “SOCIEDADE, CIÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA:
LIÇÕES APRENDIDAS COM THE WALKING DEAD”. Isso mesmo. Um curso
extracurricular sobre… THE WALKING DEAD!
O curso tem a duração de oito semanas e é
completamente gratuito, bastando para os participantes dispor de 2 a 4 horas da
semana para o curso e ter uma boa compreensão de inglês, além de ser maior de
18 anos.
Os ministrantes serão professores da referida
Universidade, todos em nível de PhD em diversas áreas, que conversarão sobre
saúde e disseminação de epidemias no contexto da história, uso racional de
energia, vida em sociedade, nutrição, controle de danos e manejo de desastres.
Ou seja, as bases científicas da sobrevivência no apocalipse zumbi.
Como material didático, além de cenas do aclamado
seriado da TV, haverá depoimentos exclusivos do elenco, falando de seus
personagens, assim como leituras acadêmicas e não-acadêmicas sobre os assuntos
abordados, sempre com o foco em The Walking Dead.
As aulas sempre terão lugar a partir do dia seguinte da estreia do episódio nos
EUA, mas, devido aos diversos fusos horários e datas de lançamento em outros
países, você pode acessar o conteúdo após o episódio no seu país, ao longo da
semana. Ao final do curso, você terá desde noções de matemática e biologia até
um perfeito conhecimento a respeito dos efeitos de sempre se dormir com um olho
aberto, à espera do próximo zumbi.
O curso vai explorar os seguintes tópicos:
• A hierarquia de necessidades de Maslow –
sobreviver significa apenas estar vivo?
• Ordem social e estruturas – da fazenda e da prisão
até Woodbury.
• Identidade social, papéis e estereotipação:
conforme foi mostrado através de líderes como Rick e o Governador.
• O papel da saúde pública na sociedade – do CDC até
a organização das comunidades locais.
• A propagação de doenças infecciosas e a dinâmica
das populações – multiplicam-se!
• O papel da energia e do impulse no controle de
danos – como se proteger melhor?
• Nutrição no mundo pós-apocalíptico – os esquilos
são realmente bons para você?
• Como lidar com o stress em situações de desastre –
qual o efeito a longo termo de sempre dormir com um olho aberto?
No final do curso, você será capaz de:
• Descrever como as doenças infecciosas – como uma
epidemia zumbi – se propagam e são resolvidas.
• Aplicar muitos modelos de sociedade e da
hierarquia de necessidades de Maslow para existir e as sociedades emergentes
como meios de compreender o comportamento humano.
• Analisar os papéis sociais existentes e
estereótipos conforme existem hoje e em um mundo emergente.
• Debater o papel das organizações de saúde pública
na sociedade.
• Descrever como equações matemáticas para a
dinâmica das populações podem ser usadas para estudar a propagação de doenças e
intervenções.
• Aplicar conceitos de energia e de impulso
apropriadamente quando analisar colisões e outras atividades que inflijam ou
previnam danos.
• Sintetizar múltiplos métodos de como lidar com o
stress em situações de desastres.
O curso vai de 14 de outubro a 20 de dezembro, e
você pode se inscrever no website oficial e seguir no twitter para tirar suas dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário